Clássicos de vestibular
Coleção Travessias
Nesta coleção, passado e presente se aproximam: os jovens vão encontrar uma edição diferenciada e moderna dos principais clássicos da literatura brasileira e portuguesa. A exemplo do que já é feito em outros países, em que uma mesma obra é editada com diferentes níveis de informação, os títulos da série Travessias apresentam um minucioso trabalho de comentários e notas explicativas à margem do texto integral, elaborado de forma concisa e acessível pelo professor Douglas Tufano, reconhecido autor de livros didáticos na área de língua portuguesa e literatura.
Projetos de leitura: Douglas Tufano
Características e diferenciais:
- Painéis iconográficos com fotos e legendas que situam a história no tempo e remetem a passagens do texto.
- Elaborado trabalho de análise da obra, com comentários e informações sobre o movimento literário do qual o livro faz parte.
- Informações paralelas e esclarecimentos sobre o pensamento, os valores e as principais características da época oferecem ao aluno um quadro da realidade histórica em que o autor viveu.
| Realismo
| 16 x 23 cm | 248 páginas
| ISBN 978-85-16-09689-2
Dom Casmurro
Machado de Assis
O romance é narrado em primeira pessoa por José Bento, o Bentinho, em retrospectiva. Já idoso e recluso – daí o apelido Dom Casmurro – ele conta fatos da sua infância, quando vivia com a mãe viúva, D. Glória, e estava destinado a seguir a carreira eclesiástica por causa de uma promessa materna. Relembra, então, como conseguiu se livrar do seminário com a ajuda do melhor amigo Escobar, e finalmente se casar com Capitu, a quem amava desde criança. Mas quando Escobar morre, Bentinho estranha a reação de Capitu no velório do amigo, e nasce a suspeita de uma possível traição da mulher, que vai se transformando em certeza à medida que o filho Ezequiel cresce e torna-se parecido com Escobar. Torturado pelo ciúme, Bentinho não consegue mais suportar a presença da esposa e do filho e decide viver sozinho.
Temas centrais: Amor; análise psicológica; relações familiares.
Tema transversal: Ética.
| Realismo
| 16 x 23 cm | 240 páginas
| ISBN 978-85-16-09692-2
Memórias póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis
A história é narrada de maneira irreverente e irônica por um “defunto autor”, que revela todas as hipocrisias e vaidades das pessoas com quem conviveu – e também as próprias. Em capítulos curtos, o romance começa com Brás Cubas contando a própria morte; depois, em retrospectiva, ele vai narrando os principais momentos de sua vida: a paixão juvenil pela prostituta Marcela, os estudos em Portugal, o amor por Virgília – que era casada com Lobo Neves e manteve com Brás Cubas uma relação extraconjugal por anos –, a amizade com Quincas Borba, um sujeito metido a filósofo, e por fim, a morte.
Temas centrais: Análise psicológica; fantástico; relações familiares; crítica social.
Tema transversal: Ética.
| Romantismo
| 16 x 23 cm | 184 páginas
| ISBN 978-85-16-09977-0
A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo
A Moreninha apresenta características típicas dos folhetins lidos pelo público da época, formado por estudantes e mocinhas, não por acaso personagens desse romance de estreia de Joaquim Manuel de Macedo. Augusto, Leopoldo e Fabrício, jovens estudantes de Medicina, pertencentes a famílias ricas, vão passar o dia de Sant’Ana na ilha da avó de Filipe, um de seus colegas. Augusto é um rapaz que se confessa volúvel: sente-se atraído por todas as moças que encontra e diz ser incapaz de se apaixonar por muito tempo por uma só mulher. Mas isso começa a mudar depois desse fim de semana na ilha, onde ele conhece a espevitada Carolina, a Moreninha, irmã de Filipe.
Temas centrais: Relações familiares; sentimentos; vida social; humor.
Tema transversal: Ética.
| Romantismo
| 16 x 23 cm | 216 páginas
| ISBN 978-85-16-09694-6
Memórias de um sargento de milícias
Manuel Antônio de Almeida
É a história de Leonardo, filho enjeitado de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça, criado pelos padrinhos, um barbeiro e uma parteira. Os dois se afeiçoam ao menino, que, no entanto, está sempre aprontando. O garoto não quer saber de estudar nem de trabalhar, e cresce como um verdadeiro vadio. O narrador, que frequentemente interrompe a narrativa para comentar as ações das personagens, focaliza a vida agitada de Leonardo: sua paixão pela mulata Vidinha, seu namoro com Luisinha e seus planos para escapar das perseguições do severo major Vidigal, temido chefe de polícia da cidade.
Temas centrais: Humor; sátira; aventuras; suspense.
Tema transversal: Pluralidade Cultural.
| Romantismo
| 16 x 23 cm | 120 páginas
| ISBN 978-85-16-09693-9
Iracema
José de Alencar
Em Iracema, José de Alencar criou uma explicação poética para as origens de sua terra natal, daí o subtítulo Lenda do Ceará. A virgem dos lábios de mel tornou-se símbolo do Ceará, e seu filho, Moacir, nascido de sua relação com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças. A obra mescla elementos históricos e fictícios. O guerreiro português Martim Soares Moreno é figura histórica e seu nome está ligado à colonização daquela região. Seu amigo índio Poti também existiu; depois de batizado, recebeu o nome de Felipe Camarão. Já a heroína, a índia tabajara Iracema, é fruto da imaginação do autor. O nome Iracema, porém, não parece tão gratuito. É um anagrama de América. Por isso, Iracema pode ser vista como uma representação simbólica da América virgem e inexplorada, conquistada pelo colonizador branco.
Temas centrais: Aventuras; suspense; amor; indianismo.
Tema transversal: Pluralidade Cultural.
| Romantismo
| 16 x 23 cm | 288 páginas
| ISBN 978-85-16-09695-3
Senhora
José de Alencar
Nesse romance, José de Alencar compôs seu último e melhor perfil feminino: o de Aurélia Camargo, moça órfã e pobre, dotada de grande firmeza de caráter. Ela se apaixona por Fernando Seixas e é correspondida. Ele também é pobre, único sustento da mãe viúva e duas irmãs solteiras, mas gosta de se exibir nos círculos sociais cariocas como um rapaz elegante e bem de vida. Para isso, não economiza e, levado pela vaidade, acaba deixando a família em dificuldades financeiras. Sem saber o que fazer, troca Aurélia por Adelaide, uma moça rica. Entretanto, com a morte do avô, Aurélia recebe inesperadamente uma grande herança e torna-se muito rica. Movida pelo despeito, resolve “comprar” seu ex-noivo. O final é a reconciliação dos dois e a vitória do amor. O desenvolvimento do enredo lembra uma transação comercial, o que, aliás, é indicado pelos próprios títulos das quatro partes em que se divide o romance: preço, quitação, posse e resgate.
Temas centrais: Amor; fidelidade; honra; crítica social.
Tema transversal: Ética.