Itens com a tag educação .

QUEM SOU EU? Edson Ferreira

 

Edson Ferreira de Souza tinha 36 anos quando resolveu cursar matemática. Começou a trabalhar com 13 anos de idade e não parou mais: foi vendedor de assinatura de livros, administrador, teve uma empreiteira com o irmão, foi dono de uma pastelaria, professor, e hoje, trabalha aqui com a gente, na Santillana Brasil, como Editor de didáticos – Matemática.

 

Com voz tranquila, Edson foi contando, aos poucos, toda a sua trajetória. Para conseguir entrar na universidade, ele fez um ano de cursinho. O resultado foi o melhor possível, ele conseguiu uma vaga na USP. Sempre com o apoio da família, cercado de muito amor e carinho, ele conciliou os estudos com o trabalho. Determinado e persistente, foi trabalhar no mesmo cursinho que ele estudou. Lá, ele começou como plantonista, foi efetivado como professor e ficou por 12 anos.  

 

Ao ser questionado sobre o que ele gosta de fazer nas horas vagas, Edson sorri e responde com um ar de orgulho e com os olhos brilhando “gosto de gravar vídeos de receitas com a minha filha Lucy”.

 

Lucy é a filha mais velha dele, ela tem 3 anos. E essa ideia de gravar vídeos surgiu quando ele começou a trabalhar aqui, na Santillana Brasil, incentivado por amigos do trabalho.

 

“O canal seria assim: eu falando as receitas e a Lucy ali, como coadjuvante. Só que foi tomando um rumo completamente diferente do que eu imaginava, a Lucy, logo de cara, foi ambientando com tudo e hoje ela quer se apresentar primeiro, ela fala quais são os ingredientes, então, eu vou falando o que dá e o canal é mais dela do que meu, ela sabe improvisar muito bem”, conta ele todo empolgado.

 

O nome do canal deles é Papai Ed e Lucy na cozinha. Aqui vai um vídeo pra você ver. É muito fofo. Quando você acabar, vai querer ver de novo e de novo:  

 

A família do Papai Ed

 

A grande inspiração do Ed é a sua esposa Juliana. Eles são casados há 15 anos. Juliana, nas palavras dele, é sinônimo de “força, humanidade e amor”. Eles têm, duas filhas, a “youtuber” Lucy e a Anna (que tem 7 meses). As duas nasceram de parto humanizado em casa. E essa foi a melhor experiência que ele viveu. O nascimento da primeira filha foi pura emoção. “A parteira disse pra eu chamar a minha filha, pois ela estava nascendo. Eu falei: vem filha. A parteira me interrompeu e disse: não, chama ela pelo nome e pensa no que você vai fazer quando ela estiver aqui fora, nos abraços, nos passeios, nas viagens, em tudo. Foi aí que eu falei: vem, Lucy! Ela nasceu e a coloquei com muito amor no meu peito.”

 

Que história, né!? Não tem como não se emocionar.

 

A Lucy vai ficar muito feliz quando crescer e ver todos os vídeos do canal imortalizados como recordações desse momento em família.  

 

Curiosidades sobre o Papai Ed:

  1. É compositor de músicas para crianças
  2. Toca um pouco de violão e está aprendendo a tocar piano (autodidata)
  3. É ele quem edita os vídeos do canal
  4. A Juliana, sua esposa, é a cinegrafista e a Anna, sua filha mais nova, fica do ladinho durante as gravações
  5. Os nomes das filhas foram inspirados em duas músicas dos Beatles: Lucy in the Sky with Diamonds e Anna (Got To Him)
  6. Um livro: O processo, de Franz Kafka
  7. Uma música: Coisas da Vida, Rita Lee
  8. Um filme: Um estanho no ninho, com Jack Nicholson
  9. O que traz alegria: a família
  10. Um recado: Deixe seu like, se inscreva no canal e ative o sininho > https://www.youtube.com/watch?v=1KfN12EdA2Y

Dia dos Professores

 

“Jamais vou esquecer os ensinamentos que tive em sala de aula. O professor pode ajudar e muito na formação dos alunos, moldando-os como cidadãos, e tenham certeza que cada aluno levará um pouco dos ensinamentos de vocês para a vida deles, assim como levei dos meus professores.” Nesse relato emocionado, Tathyana Cristina Tumolo Ribeiro, editora I na área Editorial de Biologia e Química da Editora Moderna, consegue traduzir em palavras a sua alegria por ser professora.

 

A experiência vivida por Cristiane Maia Pimentel, editora III da área Editorial de Educação Infantil da Editora Moderna, simboliza a importância dos professores, seja em sala de aula ou produzindo livros. Ao relatar “Hoje não estou de corpo na sala de aula, mas entro nela por meio dos livros em que trabalho. E penso nos meus ex-colegas e ex-alunos todos os dias, visualizo como essa ou aquela atividade pode ou não funcionar. E, em meio ao trabalho editorial, vejo como as minhas angústias pelo que poderia ter sido melhor são pequenas, perto do que conquistei lecionando, intelectualmente e emocionalmente, dada a satisfação do sucesso de tantos e tantos ex-alunos que hoje são meus amigos”, revela entusiasmada.

 

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores, dos profissionais que têm a importante missão, assim como Tathyana e Cristiane, de transmitir o conhecimento. A Santillana Brasil valoriza os professores, pois são eles que contribuem para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na sociedade.

 

Parabéns a todos os professores, porque, assim como diz Cora Coralina, “feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Fundação Santillana promoveu debates em dez cidades do Brasil

 

Conhecer as novas perspectivas para a educação brasileira é a proposta do seminário Aprova Brasil, organizado pela Fundação Santillana, com o apoio da Editora Moderna. Em sua 2ª edição, o evento apresentou um panorama das avaliações nacionais da alfabetização em três realidades: nas escolas, nos estados e no Brasil.

 

A iniciativa contou com a parceria institucional das secretarias de estado da Educação e das representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Cerca de cinco mil pessoas, entre gestores municipais, diretores, coordenadores e professores de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental estiveram presentes e puderam conferir a palestra do especialista Cipriano Carlos Luckesi, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor de diversos livros na área. Os seminários aconteceram em dez estados, passando pelas capitais Goiânia, São Paulo, São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande.

 

Nos encontros, os participantes receberam um kit da Fundação Santillana e em cada cidade foram sorteados dez livros autografados do palestrante. De acordo com Renata Sanches Salva, gerente de serviços educacionais da Editora Moderna, no evento, diversos educadores e dirigentes de ensino discutiram as questões sobre  avaliação. Os seminários Aprova Brasil são relevantes e atuais por refletir, com os educadores, os desafios em torno das avaliações nacionais e, assim, propor mudanças para enriquecer e fomentar melhorias na aprendizagem dos alunos, encerra.

Educação de resultado é a aposta do Concurso Cultural Histórias de Educador

 

Estimular as melhores experiências relacionadas à educação, foi o desafio proposto no Concurso Cultural Histórias de Educador. A iniciativa, promovida pela Editora Moderna, recebeu mais de 330 histórias de amor, dedicação, desafios e conquistas, e graças a essa ação de engajamento, foi possível conhecer projetos de vida e atitudes positivas de professores, coordenadores e gestores brasileiros, que com coragem transformam a realidade de sua comunidade escolar.

 

E como forma de valorizar essas vivências e compartilhá-las com todo o País, foram premiadas três histórias, e três práticas, que farão parte de um livreto com prefácio escrito pelo conceituado escritor e educador Pedro Bandeira.

 

A educadora Camila Serragiotto, de Atibaia/SP, conquistou o primeiro lugar e ganhou um iPad Mini. Na segunda colocação, ficou Giovani José da Silva, de Macapá/AM; em terceiro lugar, Judy Rosas, de João Pessoa/PB, e ambos receberam um Kobo Touch (leitor de e-book).

 

A Editora Moderna reafirma, assim, o seu compromisso a favor de uma educação de resultado, promovendo e incentivando o trabalho de tantos professores dedicados. Parabéns a todos os educadores!

Dia Mundial da Educação

 

No Dia Mundial da Educação, nada melhor que incentivar os programas, eventos e projetos que promovam a educação do país. Assim acontece na Editora Moderna e UNO Sistema de Ensino, empresas da Santillana Brasil.

 

Presente em diversos países, o UNO foi criado com o objetivo de levar às escolas o que há de mais avançado em pedagogia, tecnologia, conteúdos diversos e formação de docentes. Além de oferecer discussão e integração das melhores propostas educativas da comunidade estrangeira e criar solução completa e integral para as escolas.

 

Em 2014 foram realizados dois eventos (maio e junho) para a interação e divulgação do UNO. O primeiro Encontro de Pais teve como objetivo aproximá-los e apresentar a forma de trabalho, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Já o segundo evento foi o Congresso Internacional de Diretores Visão XXUNO, realizado em quatro dias com uma programação diversificada. O encontro foi importante para a apresentação, entendimento e exposição da proposta de trabalho, com palestras, atividades dentro e fora do espaço do evento, promovendo assim uma integração entre os participantes.

 

Além do UNO, a Editora Moderna também realiza uma série de atividades entre os professores e equipe pedagógica, com objetivo de acompanhar os docentes durante a aplicação dos seus livros didáticos em sala de aula. Entre as ações, os professores, pais e alunos contam com uma equipe de especialistas orientando-os em dúvidas pedagógicas, por meio do atendimento telefônico, por e-mail, ou ainda, por conferência na internet.

 

Tanto a Editora Moderna, quanto o Uno oferecem acompanhamentos exclusivos das equipes e proporcionam assessoria pedagógica, formação e acompanhamento da implantação de todos os sistemas nas unidades educacional.

 

Conheça mais sobre o UNO em https://www.sistemauno.com/br/index.html e sobre a Moderna http://www.moderna.com.br/pagina-inicial.htm

 

O Grupo Santillana sempre idealiza produtos e ações como estas para oferecer uma melhor e mais produtiva educação para o país, porque para nós educar não é informar e sim formar!