Como planejar uma vida mais próspera

 

Para conseguir realização pessoal, alguns fatores devem ser levados em consideração, incluindo o tempo e o dinheiro gastos. Porém, há muito que podemos fazer, por exemplo, para o benefício do nosso corpo e que não irá gastar dinheiro algum, como uma caminhada em uma praça ou com atividades que nos traga qualidade de vida.

 

Aproveitando bem nosso tempo, podemos organizar as tarefas obrigatórias de acordo com as atividades que nos dão prazer, e assim, caminhar para uma vida mais próspera em todos os sentidos. Estar bem financeiramente e profissionalmente, não está relacionado, necessariamente em estar bem na vida sentimental e com saúde.

 

Usando melhor o seu tempo, pode-se dizer que, literalmente, aproveita-se a vida. Mas isso não acontece da noite para o dia, devemos nos organizar, formulando e cumprindo uma agenda para os planos não caírem por terra.

 

Deve haver também um equilíbrio, pois pensar demais no futuro, nos faz esquecermos do presente, e depois perceberemos que não conseguimos viver nem o presente e nem o futuro desejado.

 

Devemos gostar do que fazemos para estarmos motivados, e a partir disso, haver inspiração para planejar as atividades que nos dão prazer, além do trabalho. Isso não é tempo gasto, e sim tempo investido naquilo que nos faz sentir bem e felizes. Basta que procuremos, dentro de nós mesmos o que nos traz felicidade e motivação para continuar caminhando e pensando sempre nas realizações, positivamente.

Dia Mundial da Educação

 

No Dia Mundial da Educação, nada melhor que incentivar os programas, eventos e projetos que promovam a educação do país. Assim acontece na Editora Moderna e UNO Sistema de Ensino, empresas da Santillana Brasil.

 

Presente em diversos países, o UNO foi criado com o objetivo de levar às escolas o que há de mais avançado em pedagogia, tecnologia, conteúdos diversos e formação de docentes. Além de oferecer discussão e integração das melhores propostas educativas da comunidade estrangeira e criar solução completa e integral para as escolas.

 

Em 2014 foram realizados dois eventos (maio e junho) para a interação e divulgação do UNO. O primeiro Encontro de Pais teve como objetivo aproximá-los e apresentar a forma de trabalho, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Já o segundo evento foi o Congresso Internacional de Diretores Visão XXUNO, realizado em quatro dias com uma programação diversificada. O encontro foi importante para a apresentação, entendimento e exposição da proposta de trabalho, com palestras, atividades dentro e fora do espaço do evento, promovendo assim uma integração entre os participantes.

 

Além do UNO, a Editora Moderna também realiza uma série de atividades entre os professores e equipe pedagógica, com objetivo de acompanhar os docentes durante a aplicação dos seus livros didáticos em sala de aula. Entre as ações, os professores, pais e alunos contam com uma equipe de especialistas orientando-os em dúvidas pedagógicas, por meio do atendimento telefônico, por e-mail, ou ainda, por conferência na internet.

 

Tanto a Editora Moderna, quanto o Uno oferecem acompanhamentos exclusivos das equipes e proporcionam assessoria pedagógica, formação e acompanhamento da implantação de todos os sistemas nas unidades educacional.

 

Conheça mais sobre o UNO em https://www.sistemauno.com/br/index.html e sobre a Moderna http://www.moderna.com.br/pagina-inicial.htm

 

O Grupo Santillana sempre idealiza produtos e ações como estas para oferecer uma melhor e mais produtiva educação para o país, porque para nós educar não é informar e sim formar!

E-mail corporativo: cinco erros que devem ser evitados

 

O e-mail corporativo é uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente profissional como suporte importante para a comunicação entre funcionários, gestores, clientes e inclusive, entre departamentos. Por se tratar de um importante instrumento, o uso do e-mail exige cautela e atenção. Erros de português, linguagem inadequada, uso para fins pessoais, são algumas características que contribuem negativamente com a imagem do funcionário dentro da empresa. Há ainda outros erros mais comuns cometidos em e-mails de trabalho, e que devem ser evitados. Fique atento!

 

- Linguagem: ao redigir um e-mail a profissionais que você não conhece, use um tom cortês, pois é a imagem do remetente que ficará em evidência. No ambiente corporativo mantenha um padrão, a elegância sempre deve nortear as relações;

- Objetividade: invista na elaboração de textos objetivos, claros e diretos. O recomendado é escrever e-mails mais curtos, para evitar gerar interpretações diferentes;

- Utilização: ao responder e enviar um e-mail para muitas pessoas na mensagem, verifique se há a necessidade real de envolvê-los;

- Escrita: o e-mail corporativo não deve utilizar as abreviações típicas dos programas de bate papo, como “vc”, “qdo”, “tb”. Fique atento na utilização de letras maiúsculas e pontuação, muitas vezes as letras maiúsculas podem ser interpretadas como bronca, exigências ou o início de uma discussão. Erros ortográficos poderão levar as pessoas a questionar a qualidade do seu trabalho;

- Organização: Organize suas caixas de entrada e saída de forma que possa acessar e consultar seus arquivos de e-mails com mais facilidade e simplicidade.

Trabalho voluntário: você já participa?

 

Ainda desconhecido por muitos, o trabalho voluntário aos poucos vem conquistando seu espaço, além de adeptos. Por essência, ser voluntário é ter o desejo de aplicar seus conhecimentos e habilidades especiais e participar de atividades que sejam importantes para a comunidade. É doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e com isso sentir que a própria vida tem um objetivo que há significado e importância.

 

Atualmente, muitas empresas têm investido em programas de voluntariado, como forma de envolver seus funcionários. Pensando nisso, com o objetivo de doar tempo e carinho a quem precisa, os funcionários da Santillana Brasil sentiram-se motivados e decidiram ir além: criaram a Comissão Interna de Voluntariado Moderna (CIVM), em 2005, hoje com dez anos possui aproximadamente 50 ações realizadas. De lá pra cá esse time vem ajudando muita gente, e entre as ações praticadas ao longo do ano, os voluntários promovem a arrecadação de livros para instituições, brinquedos para o Dia das Crianças, Campanha do Agasalho, Campanha da Páscoa e Campanha de Natal, com compra de presentes e de cestas básicas destinados a crianças e idosos.

 

Enquanto trabalham para alcançar seus objetivos, os voluntários da CIVM não desanimam e fazem o que podem para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. “O ser humano está cada vez mais individualista e a relação pessoal mais difícil. Temos que pensar em nossos filhos e netos, no bem estar das pessoas e no futuro do planeta”, enfatiza Márcia Menezes, Diretora Adjunta de Operações da Editora Moderna e uma das fundadoras da CIVM. 

Reuniões mais produtivas – como não errar!

 

As reuniões de trabalho fazem parte do dia a dia nas organizações. Muitas vezes, estes encontros se tornam ineficazes e, sem apresentar efetivamente, soluções. E para que isso não ocorra, existem algumas dicas para antes e durante uma reunião, e ainda alguns comportamentos que devem ser evitados para garantir mais produtividade. Confira as dicas:

Pré-reunião:

  • Faça a pergunta: essa reunião é realmente necessária? Um simples e-mail ou telefonema resolveria o assunto?;
  • Ao convocar uma reunião, considere o dia, hora, local e verifique se todos os participantes estão de acordo com a agenda;
  • É importante que todos estejam preparados e saibam a pauta que será discutida.

Durante a reunião

  • Seja pontual, esteja atento ao horário e local da reunião;
  • O encontro deve facilitar a democracia e a participação de todos os integrantes do grupo, motivando-os a opinar e propor ideias;
  • Evite verificar as chamadas ou e-mails no celular ou tablet, respeite os colegas que estão expondo suas ideias;
  • O início e o término da reunião devem ser respeitados conforme o acordado;
  • Assuntos paralelos e divagações sobre outros assuntos devem ser evitados;
  • Deve-se chegar a conclusão do tópico que está sendo debatido, para depois partir para a discussão de novos assuntos;
  • Definir uma pessoa que será responsável por registrar os principais itens (ata) da reunião e que posteriormente, será enviado a todos os participantes;
  • Seja flexível ao se expressar e ao ouvir novos pontos de vista. Só o faça depois que os outros as tenham expressado;
  • Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja rápida, com exposições curtas. Sendo necessário, intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência.