quem são os nativos digitais?
Os nativos digitais são crianças e jovens que cresceram cercados por tecnologias digitais. Essas tecnologias estão totalmente integradas à sua rotina, sendo suas ferramentas comuns de estudo, de lazer e de comunicação.
características desta geração
- - Valoriza a colaboração, não a imposição.
- - Dificuldade em lidar com limites e frustrações.
- - Estabelece suas próprias hierarquias.
- - Guiada pelo reconhecimento e pelo prazer.
- - Visão que segue a lógica da programação de softwares.
- - Dificuldade para pesquisar e selecionar informações relevantes.
- - Interação social instantânea e/ou virtual.
- - Baixa concentração e forte impulsividade.
- - Dificuldade em lidar com problemas e conflitos.
competências do século XXI
- - Habilidades para a vida.
- - Habilidades socioemocionais.
- - Habilidades não cognitivas.
- - Soft skills.
- - Hábitos da mente.
compromissos e colaborações entre editora, escola, pais, alunos e sociedade
- - Informar e orientar pais e professores sobre a necessidade do ensino das competências do século XXI.
- - Implementar programas de alfabetização emocional nas escolas que permeiem o currículo tradicional e respeitem a cultura de cada escola.
- - Criar produtos e serviços lúdicos que estimulem as capacidades socioemocionais dentro e fora da escola.
- - Proporcionar mais tempo livre para as crianças e jovens brincarem e relacionarem com mais liberdade com familiares, amigos e o meio ambiente.
10 resultados que comprovam a importância destas habilidades
- 1- Previnem
bullying . - 2- Melhoram desempenho acadêmico.
- 3- Diminuem índices de violência e difculdades de comportamento.
- 4- Favorecem a comunicação e relações positivas entre as pessoas.
- 5- Diminuem ansiedade e depressão.
- 6- Promovem o trabalho em equipe e colaborativo.
- 7- Aumentam a criatividade.
- 8- Ajudam a tomar consciência dos próprios talentos e limitações.
- 9- Ajudam a ter sucesso no mercado de trabalho.
- 10- Estimulam escolhas responsáveis e saudáveis.
5 características que os empregadores mais valorizam
- 1ª- Comunicação.
- 2ª- Trabalho em equipe.
- 3ª- Decisão e resolução de problemas.
- 4ª- Organização e planejamento.
- 5ª- Obter e processar informações.
Fontes: Casel