Concluo, a partir dos experimentos realizados, que a eletricidade tem origem animal. Arcos com apenas um tipo de metal geram contrações musculares, e mesmo sem metais é possível haver contração, o que prova que a eletricidade não depende da presença de metais, pois está armazenada no músculo e é conduzida
pelos nervos.
CONCORDO COM GALVANI
Resultados de experimentos demonstraram que um arco composto por dois metais é mais efetivo para produzir contrações musculares. Isto evidencia que a eletricidade não é gerada pelo músculo, mas pelo contato de dois metais diferentes. Os metais se comportam como máquinas elétricas, e não como
simples condutores.
CONCORDO COM VOLTA
CONCORDO COM GALVANI
CONCORDO COM VOLTA
Por que você considera válidas as hipóteses desse cientista? Selecione as alternativas que julgar convenientes.
Os experimentos mostram que não há relação entre contração muscular e eletricidade.
Os experimentos deixam claro que a eletricidade está nos músculos.
Os metais apenas conduzem a eletricidade.
Os metais apenas produzem a eletricidade.
Os metais produzem e conduzem eletricidade.
Os músculos armazenam eletricidade.
Os músculos conduzem eletricidade.
As estruturas metálicas retas são mais eficientes do que os arcos para a produção e condução de eletricidade.
CONCORDO COM GALVANI
CONCORDO COM VOLTA

A origem da eletricidade era o ponto central da polêmica entre os dois cientistas. Essa controvérsia, uma entre tantas outras, ajuda a desenvolver a ciência e torná-la mais participativa.

Embora Galvani estivesse correto quanto à ocorrência de eletricidade animal, a explicação para a excitação nervosa só foi esclarecida no século XIX, por meio de estudos sobre a diferença de potencial elétrico entre tecidos lesionado e intacto. A interpretação de Volta de que a eletricidade era gerada pelo contato de dois metais diferentes prevaleceu, e em 1834 Michael Faraday forneceu evidências que apoiavam a teoria química.

Os experimentos de Volta e Galvani contribuíram para elucidar questões importantes sobre a eletricidade, e reforçam o valor das observações, dos experimentos, das controvérsias e do desenvolvimento teórico para a construção de uma visão mais abrangente dos fenômenos.

FECHAR