Além de atualizar os conteúdos e consolidar o trabalho com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a nova edição incentiva:

 

I. Sustentabilidade, por meio de atividades e seções que mobilizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Infográfico sobre sustentabilidade

 


 

II. Interatividade, por meio do livro digital em flipHTML, enriquecido com Objetos Educacionais Digitais (OEDs), atividades digitais e gamificação dos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa.


 

Objetos Educacionais Digitais (OEDs)
Objetos Educacionais Digitais mais interativos, produzidos no Genially, e áudios organizados em playlist.

Atividades digitais
Produzidas em HTML5 e disponibilizadas no final de cada unidade. Podem ser utilizadas como ferramenta de avaliação da aprendizagem.

Gamificação
Programa de Exploração Espacial (Proexes).

Robô
Livros

III. Flexibilidade, por meio de uma coleção interdisciplinar de História e Geografia completa, fornecendo novas opções para os professores e

IV. Criatividade, por meio de cartonados e adesivos encartados separadamente no Material de apoio.

V. Protagonismo, por meio de seções especiais, como Refletindo mais, Um passo a mais, Para um mundo melhor, Projeto, entre outras.

1. Desenvolver as dimensões cognitivas, sociais e culturais com foco na formação cidadã.

2. Mobilizar conhecimentos das diferentes áreas e componentes curriculares.

3. Construir competências e habilidades para resolver diferentes situações.

4. Exercer autonomia intelectual, por meio da investigação, cooperação, análise crítica e argumentação.

A aprendizagem em espiral

A aprendizagem em espiral consiste em mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e, com base neles, apresentar novas informações e conceitos, permitindo a construção de novos significados.

A cada etapa do processo de aprendizagem, alguns conceitos são retomados e outros aprofundados, ampliando o conhecimento por meio de novas abordagens e problematizações.