Obra

Sociologia em Movimento

A OBRA DE SOCIOLOGIA IDEAL PARA O RITMO DA SALA DE AULA

Obra mais adotada pelas escolas públicas de todo o Brasil, Sociologia em Movimento é reconhecida por seu diálogo constante com a atualidade. É elogiada por propor uma abordagem que conecta o cotidiano às teorias sociológicas clássicas e contemporâneas e, a partir de recortes da realidade, estimular a construção de um conhecimento coletivo em que os saberes e as práticas de professores e alunos são constantemente favorecidos.

Imagem ilustrativa com a montagem do livro Sociologia em Movimento

Conheça os autores

 

Um time de autores especialistas que atuam na educação básica se reuniu para elaborar um volume único completo e atualizado, conectado às necessidades da escola pública e à realidade de alunos, professores e comunidade escolar, sem perder de vista os conceitos de grandes nomes da disciplina.

Veja a mensagem de um dos autores, Thiago Esteves, no vídeo.

VEJA O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER SOBRE ESTA COLEÇÃO

Luis Carlos Rossato, de Santa Rosa/RS

“Com conteúdo contextualizado às expectativas contemporâneas, esta obra, a partir de sua perspectiva crítica, orienta a caminhada de estudantes e professores na construção do “saber o mundo”. É um instrumento fantástico e confiável para o estudo da Sociologia!”

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Abordagem apoiada na cronologia dos fatos
No início de cada capítulo, uma linha do tempo facilita ao professor e aos estudantes a localização dos acontecimentos ao longo da história, favorecendo a contextualização do aprendizado.


Obra feita por professores para professores
Com vasta experiência em sala de aula, nossos autores-especialistas conhecem de perto as necessidades de professores e alunos.


Valorização dos clássicos da Sociologia
Ao longo de cada capítulo, grandes nomes da disciplina aparecem em quadros especiais que incrementam o conhecimento e conectam conceitos e informações apresentados até então.


Programa de atividades diversificado
Atividades de diferentes tipos realizam um forte trabalho de sistematização e revisão dos conceitos, além de desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, construção do pensamento e trabalho coletivo.


Preocupação com o desempenho dos estudantes no Enem
Atividades e seções foram pensadas para desenvolver competências e habilidades exigidas no exame e preparar os alunos para esse importante desafio.

CONHEÇA AS NOVIDADES

Interdisciplinaridade
A nova seção Interfaces traz textos e atividades que associam os conceitos trabalhados com outras áreas do conhecimento, além de atender às exigências do Enem quanto ao trabalho interdisciplinar.


Conexão com o mundo digital
As novas seções Aplicativos e Jogos trazem indicações que favorecem a aproximação da disciplina com o mundo digital de uma maneira lúdica. 

FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Aberturas de unidade 100% atualizadas com novos elementos e imagens que remetem a temas do cotidiano da turma. 


Novas aberturas de capítulo, agora com mais espaço e destaque, introduzem o conteúdo com questões motivadoras para incentivar debates.


Introdução ao estudo da Sociologia
A seção Primeiras palavras, que foi totalmente atualizada, traz uma notícia no início do capítulo para introduzir o conteúdo que será trabalhado.


Atividades de fixação, de vestibulares e do Enem
Inserção de 10% a mais de questões e ampliação de todas as seções de exercícios.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA COLEÇÃO

Exercício da cidadania
A seção Direito e sociedade traz as leis que regulamentam a questão social estudada, apresentando aos alunos as normas jurídicas como meios de transformação social. Para contribuir com a formação cidadã, são propostas pesquisas para comprovação da aplicação das leis no dia a dia.


Promoção de debates sociológicos
A seção Considerações sociológicas propõe oportunidades para discussão a partir da leitura de um texto autoral ou de pesquisas recentes que revelam diferentes pontos de vista de especialistas, trazendo argumentos para incentivar a reflexão crítica dos jovens.


Seção MovimentAção
Apresenta uma proposta de atividade com a participação da comunidade escolar. Ao se envolver com  questões reais do seu dia a dia, o aluno se torna protagonista e passa a compreender o conhecimento da sala de aula na prática.


FOCO NO ENEM
Ao final de cada capítulo, a seção Atividades é dividida em quatro subseções que permitem o desenvolvimento completo de competências e habilidades exigidas no Enem:

1. Reflexão e revisão
Atividades de retomada e fixação dos conteúdos estudados favorecem o entendimento das discussões.

2. Questões para debate
Incentivam o aluno a manifestar seus argumentos e opiniões, contribuindo para a construção do pensamento coletivo, do respeito pelas opiniões alheias e da empatia.

3. Questões para pesquisa
Estimulam o trabalho em equipe e a construção da autonomia para a realização de atividades para além dos limites da escola.

4. Exames de seleção
Questões do Enem e de vestibulares ajudam o jovem a se familiarizar com esses exames, checar suas dificuldades e desenvolver estratégias para melhorar seu desempenho.