Obra

Sociologia Cidadania Ativa

A SOCIOLOGIA SEM COMPLICAÇÕES, NUMA ABORDAGEM FÁCIL E INOVADORA!

Este lançamento foi desenvolvido para proporcionar uma nova metodologia de ensino para o professor. Os conteúdos discutem os novos movimentos sociais, assim como com as novas produções culturais e midiáticas, para ensinar os temas essenciais da disciplina. Com uma abordagem mais flexível, os assuntos foram selecionados criteriosamente para despertar o engajamento dos jovens, com grande ênfase nas mudanças e nos debates contemporâneos.

Imagem ilustrativa com a montagem do livro Sociologia Cidadania Ativa

Conheça o editor

 

Fernando Vedovate reuniu sua experiência como professor por 17 anos e editor de livros didáticos para elaborar um material único, que entende as necessidades da rede pública, respeita o universo dos adolescentes e que possa ser seu aliado na compreensão dos assuntos que integram o mundo de hoje.

Veja no vídeo a mensagem que preparamos para os professores.

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Metodologia baseada na discussão constante sobre movimentos sociais
A obra aborda os diversos tipos de iniciativas por direitos sociais, no Brasil e no mundo ao longo da história, como fio condutor para apresentação das teorias sociológicas e dos conteúdos, sem perder de vista o trabalho com os autores clássicos.


Compreensão total dos conceitos
Os textos didáticos seguem uma linguagem acessível aos adolescentes, facilitando o trabalho do professor.


Favorecimento do planejamento do professor
A obra oferece diferentes ferramentas para o professor desenvolver estratégias pedagógicas em sala de aula e construir o roteiro mais adequado à sua realidade escolar.


Variedade de fontes e visões da sociologia
Textos de diversos gêneros mostram diferentes pontos de vista e colaboram para que o aluno  desenvolva seu repertório de argumentos e se posicione sobre temas da sua realidade.


Múltiplas linguagens e propostas de debate
O uso de recursos como charges, tirinhas e obras de arte desenvolve a habilidade de leitura de imagens e ajuda o aluno a construir uma visão crítica do mundo que o cerca.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA COLEÇÃO

Em cada capítulo são mapeadas as competências e habilidades da matriz do Enem para orientar o professor.


Uma provocação sociológica
O quadro Reflexão traz breves questões para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema a ser tratado, além de buscar novas referências no cotidiano para a compreensão sociológica.


Múltiplas leituras
A seção Perspectivas da Sociologia Clássica associa temas tratados no capítulo aos principais autores da Sociologia clássica, para que o aluno tenha contato direto com as ideias desses pensadores e possa realizar a leitura do mundo atual, a partir de conteúdos relevantes para o debate sociológico.


Diversidade de fontes
A seção Saiba mais conta com matérias e notícias, além de textos de autores consagrados e pesquisadores contemporâneos, que contribuem para ampliar o conteúdo visto no capítulo.


Atividades de sistematização, ENEM e vestibulares
Ao final de cada capítulo, as Atividades sistematizam e aprofundam os conteúdos trabalhados e fixam os conceitos da disciplina. Ela é dividiva em duas partes:

1. Reflexão e ampliação - Retoma os conceitos abordados e promove uma reflexão sobre eles. Assim, os alunos podem esclarecer dúvidas, analisar situações do seu cotidiano e debater com os colegas de turma.

2. Exames de seleção - Contempla uma grande quantidade de testes do Enem e de vestibulares para que os alunos se acostumem com o formato desses exames e aprimorem competências e habilidades.