Obra

Se Liga na Língua - Literatura • Produção de Texto • Linguagem

PROFESSOR E ALUNO LADO A LADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Esta nova coleção foi pensada para atender às reais necessidades das escolas de Ensino Médio de todo o Brasil. Trata-se de uma proposta pedagógica de fácil aplicação em sala de aula devido a sua estrutura objetiva, abordagem didática inovadora e uma seleção de textos que dialoga com o cotidiano e com a multiplicidade de interesses dos jovens.

Imagem ilustrativa com a montagem dos três livros da coleção Se Liga na Língua - Literatura - Produção de Texto - Linguagem

Conheça os autores

 

Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi são Mestres em Letras pela USP e professores de escolas de Ensino Médio há mais de 20 anos. A dupla entende que a língua portuguesa deve funcionar para os adolescentes como uma ferramenta de empoderamento. Por isso, decidiram compartilhar com os professores e alunos o resultado de anos de experiência, mas de forma inovadora e sintonizada com as necessidades da sala de aula.

Veja a mensagem dos autores no vídeo.

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Estímulo constante à autonomia do aluno
A todo momento, seções e quadros especiais convidam o estudante a se expressar sobre o uso da língua e da linguagem, sobre assuntos ligados à cidadania e sobre a cultura jovem.


Conteúdo na medida certa para o ano letivo
A obra apresenta os conteúdos do ensino médio respeitando o tempo escolar e considerando que não é a quantidade de conteúdo, mas a forma como ele é apresentado que realmente permite aos alunos transformá-lo em conhecimento. Cada volume da coleção se organiza a partir de três frentes: Literatura, Produção de Texto e Linguagem.


Grande quantidade de textos do universo adolescente
Uma seleção especial de leituras estimula a participação do adolescente e valoriza as relações sociais entre os alunos e o professor. Os textos foram criteriosamente selecionados para desenvolver gradualmente habilidades e competências essenciais à formação de leitores proficientes.


Foco na formação do leitor literário
A coleção investe no estímulo à leitura e na valorização da literatura ao apresentar textos de excelente qualidade literária e estabelecer conexões entre eles e outras leituras e apreciações.


Incentivo à produção textual sobre questões relevantes
Na frente de Produção de Texto, os gêneros e textos trabalhados estimulam a reflexão crítica sobre temas instigantes.


Visual atrativo e instigante
Cada detalhe foi pensado criteriosamente para dialogar com o adolescente. O volume 1 tem inspiração no universo dos mangás, o volume 2 tem inspiração na técnica de colagens e o volume 3 traz o universo dos grafites.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DE LITERATURA

Língua portuguesa também é atitude!
Presente nas três frentes, o box Fala aí propõe debates envolvendo aspectos morais, éticos e sociais. Tudo para que o aluno aprenda a se posicionar sobre temas que afetam o seu cotidiano.


Programa de atividades 
Exercícios intercalados aos conceitos trabalham as características do estilo literário e a compreensão do texto, além de estimular a reflexão sobre assuntos da realidade do aluno.


Aprendendo a analisar e a estabelecer relações
O quadro Naquele tempo... contextualiza os movimentos literários estudados, relacionando textos clássicos com textos contemporâneos, tornando o estudo da Literatura ainda mais significativo.


Ampliação da bagagem cultural
A seção Leitura puxa leitura dá ferramentas para o professor estabelecer conexões entre leituras feitas no capítulo e outras leituras e apreciações possíveis, mostrando aos alunos como é possível formar uma rede de conhecimentos a partir de uma única obra. 

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Contextualização para produção
Os conceitos fundamentais para construção do gênero são explorados por meio da análise da estrutura do texto e da interpretação dos sentidos. Textos e teoria são intercalados de forma harmônica para garantir aulas mais dinâmicas.


Aulas mais ricas com interdisciplinaridade
Os quadros Investigue em... estimulam o aluno a pesquisar correlações com outras áreas do conhecimento, tornando o estudo mais contextualizado e significativo.


A seção Desafio da linguagem traz uma atividade curta sobre um aspecto linguístico que caracteriza o gênero em estudo.


Desenvolvendo a criatividade
Um passo a passo mostra ao aluno como planejar, elaborar, avaliar e revisar sua produção. As propostas reproduzem contextos de circulação real para que ele veja mais sentido nas atividades propostas.


O quadro Para fazer um texto mais legal garante um repertório temático para inspirar as produções dos alunos e facilitar o trabalho do professor.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA LINGUAGEM

Experiências pessoais também são aprendizado!
A seção Expressão coletiva propõe projetos em equipe que estimulam o aluno a se posicionar sobre assuntos da sua realidade, compartilhando experiências de vida e observações do cotidiano para pensar sobre a língua e seu uso social.


Refletindo sobre a língua!
A obra apresenta os conceitos gramaticais intercalados com atividades contextualizadas, que permitem aos alunos analisarem trechos de textos literários e não literários, imagens, tiras, etc.


De olho no cotidiano
A seção Alguém fala/escreve assim? convida à observação da fala no cotidiano e pesquisas em textos da mídia. O aluno deverá analisar o uso, ou não, da norma culta no dia a dia para discussão em sala.