Obra

Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti

SEGURANÇA PARA O PROFESSOR, COM A OBJETIVIDADE DE QUE O ALUNO PRECISA

A nova coleção valoriza a contextualização, a interdisciplinaridade e a experimentação como formas de conscientizar o aluno sobre a presença da Química no dia a dia. Por isso, os conteúdos tradicionais da disciplina são apresentados por meio de temas bastante significativos para a vida em sociedade, dando ao professor segurança e recursos para um ensino conectado com as expectativas dos alunos e as habilidades para o século XXI.

Imagem ilustrativa com a montagem dos três livros da coleção Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti

Conheça os autores

 

Carlos Alberto Ciscato, Luis Fernando Pereira, Emiliano Chemello e Patrícia Proti formam um time de autores com vasta experiência em sala de aula e em cursos pré-vestibulares, que encarou de frente o desafio de elaborar uma coleção que agradasse tanto aos adolescentes, que esperam ver sentido no que aprendem, quanto ao professor antenado com as novidades metodológicas, mas que não abre mão de um trabalho pedagógico que valorize os temas clássicos da Química, de modo claro e conciso.

Veja a mensagem dos autores no vídeo.

VEJA O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER SOBRE ESTA COLEÇÃO

Ramon Lamar, de Sete Lagoas/MG

“Entrar em contato com a obra dos autores foi uma rara e feliz novidade no mercado de livros de Química. A proposta alia o rigor científico dos conteúdos, ilustrações primorosas, exercícios muito bem escolhidos e de qualidade, sugestões de experimentos e temas atuais. Sou professor de Química há 30 anos e indico essa coleção para meus alunos e para minha filha.”

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Atividades práticas em todos os capítulos
Experimentos com materiais de fácil aquisição propiciam uma abordagem mais interativa, que vai além da mera apresentação de conceitos e teorias. Tudo com muitas orientações para o professor.


Abordagem diferenciada da Química Orgânica
Com foco nos conteúdos fundamentais da disciplina e uma linguagem fácil e objetiva, a coleção valoriza propriedades e aplicações para que o aluno realmente entenda o que está estudando.


Grande quantidade e diversidade de atividades
Exercícios do Enem e de vestibulares, atividades com diferentes graus de dificuldade e textos que trabalham o universo da Química, acompanhados por questões de interpretação.


Atividades em grupo
Estimulam o trabalho colaborativo e interdisciplinar para o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação e de investigação. 

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA COLEÇÃO

Organização em torno de um tema central
Um breve texto apresenta o que será estudado e traz um contexto que servirá como ponto de partida. A organização de cada capítulo se dá em torno de um tema central, que propicia o desenvolvimento dos conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar.


Bateria de atividades:

Questões relativas ao texto de abertura: Atividades que exploram as informações do texto de abertura por meio do uso de diferentes linguagens, como interpretação de gráficos e de tabelas.

Ampliação do estudo: Quadros especiais ao longo dos conteúdos ampliam os conceitos químicos estudados
por meio de atividades e textos que trabalham a multidisciplinaridade.

Reflita sobre os tópicos abordados neste capítulo: Questões para debate servem como ferramenta para o professor levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema do capítulo.

Desenvolvendo uma atitude científica: Experimentos de fácil execução colaboram para que o aluno aprenda a elaborar hipóteses, observar processos e propor explicações para as situações apresentadas.

Verificação do desenvolvimento dos alunos: Questões para fechamento do tema finalizam o estudo e permitem ao professor avaliar a aprendizagem da turma, criando também um momento especial para sanar possíveis dúvidas.

Alunos mais interessados com trabalho colaborativo: Propostas de atividade em grupo trazem pesquisas que desenvolvem a coleta, a organização e a análise de informações e, depois, convidam ao debate de ideias, visando ao trabalho colaborativo e ao envolvimento com a comunidade escolar.

Praticando para o Enem e vestibulares: Os Exercícios finais trazem questões extraídas desses exames, para estimular a integração e a aplicação dos conteúdos e levar o aluno a adquirir familiaridade com esse tipo de prova.


Livro do aluno traz as respostas das atividades!