Obra

Confluencia

UM PROJETO COMPLETO PARA PROMOVER UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO TRANSFORMADORA

A obra propõe um ensino totalmente contextualizado. Por isso, a todo momento, os alunos estão em contato com aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e linguísticos da língua espanhola. Além disso, a coleção está baseada em projetos com temas fundamentais para a formação cidadã: envolvimento com a comunidade, meios de comunicação, corpo, meio ambiente, mercado de trabalho, entre outros.

Imagem ilustrativa com a montagem dos três livros da coleção Confluencia

Conheça os autores

 

Paulo Pinheiro-Correa e Xoán Carlos Lagares, junto de Amanda Verdan Dib, Cecilia Alonso, Lílian Reis dos Santos e Maria Fernanda Garbero, reuniram suas experiências em sala de aula para trazer uma metodologia inovadora, que utiliza o ensino da língua espanhola como estímulo ao protagonismo juvenil, sempre considerando o contexto heterogêneo das escolas públicas.

Veja a mensagem dos autores no vídeo.

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Apresentando o projeto
O tema, o projeto e os objetivos da unidade são apresentados na seção APERTURA DE UNIDAD. Uma fotografia serve como inspiração para despertar o interesse do aluno pelo assunto e estimular que ele manifeste o que já sabe para a turma. Os projetos bimestrais propostos nos três volumes da coleção são complementares e compõem uma ação integrada na escola.


Foco na formação cidadã
Na seção PARA MOVILIZAR MI ENTORNO são apresentadas ideias e propostas para a realização de um projeto bimestral que convidará o aluno a intervir no seu entorno e a refletir sobre os problemas de sua comunidade.


A escrita na prática
Os alunos praticam a produção de texto em espanhol na seção PARA ESCRIBIR. São propostas com um passo a passo para que a turma aplique as características do gênero do discurso estudado na unidade.


De olho na compreensão leitora e auditiva
A seção PARA ENTRAR EN MATERIA traz atividades com dois ou mais textos escritos e um texto oral, dos mais variados países hispanofalantes.


Trabalho consistente com gêneros discursivos
A seção PARA INVESTIGAR EL GÉNERO apresenta características essenciais do gênero discursivo, sempre contextualizadas em textos e imagens, enquanto explora também alguns conteúdos gramaticais e léxicos.


Estímulo à participação ativa
A seção PARA PENSAR Y DEBATIR convida o aluno a refletir e se posicionar a partir de textos orais, escritos e visuais, estimulando o pensamento crítico e a compreensão leitora e auditiva.


Unidade exclusiva sobre o mundo do trabalho!


Autonomia no aprendizado
A seção AUTOEVALUACIÓN traz perguntas que orientam o aluno a avaliar o seu aprendizado e tirar possíveis dúvidas.

A seção PARA DISFRUTAR mostra aos alunos demonstrações artísticas para desenvolver a fruição estética e a criticidade em relação aos diversos tipos de arte.


Gramática
Para facilitar o estudo, a seção COMENTARIO LINGUÍSTICO aparece no final de cada unidade e traz uma síntese de alguns aspectos linguísticos e gramaticais dos textos estudados. Todos esses recursos foram pensados para favorecer a aprendizagem significativa do aluno e dar segurança para o professor na hora de dar aulas de Espanhol.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA COLEÇÃO

Coleção feita por professores para professores
Nossos autores especialistas transformaram todo o seu conhecimento acadêmico e sua experiência em sala de aula em uma coleção que traz uma grande diversidade de conteúdos pensados para o professor de Espanhol da rede pública.


Metodologia baseada em projetos e macroprojetos
Os projetos bimestrais foram pensados para integrar as turmas dos três anos em torno de um grande evento na escola.


Organização em 4 unidades temáticas
Com um desenvolvimento claro e organizado, as unidades seguem uma complexidade gradual. Assim, os temas poderão ser explorados na medida certa para uma carga horária reduzida.


Reconhecimento das características dos gêneros orais
O trabalho com os gêneros orais visa ao desenvolvimento da compreensão intensiva (entendimento de sons, palavras e sentenças), seletiva (identificação de informação específica) e extensiva (compreensão global do texto).


Trabalho com gêneros discursivos
Cada unidade trabalha um gênero discursivo diferente. Textos de vários países hispanofalantes propõem um diálogo intercultural para que o aluno conheça a diversidade da língua espanhola no mundo.


Programa de atividades completo e sistematizado
As seções de compreensão auditiva e as seções de produção escrita e oral exploram as atividades sempre em três momentos: antes, durante e depois do trabalho com um texto impresso, áudio ou debate, para guiar e facilitar o aprendizado do aluno.