Obra

Conexões com a Química

UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA O PROFESSOR RELACIONAR A QUÍMICA E A SOCIEDADE

Elaborada com base nas mais novas metodologias educacionais, a coleção apresenta os conceitos da Química por meio de contextualizações e situações-problema que incentivam o protagonismo dos alunos nas propostas de resolução. Os conteúdos permitem ao professor planejar aulas mais instigantes e priorizar as interações entre a disciplina, a tecnologia e a sociedade, promovendo também a autonomia e a formação humana dos alunos.

Imagem ilustrativa com a montagem dos três livros da coleção Conexões com a Química

Conheça o editor

 

Marcelo Dias Pulido reuniu um time de especialistas nas diversas áreas das ciências e da educação para desenvolver uma obra prática e atual, que dialogue com o professor em todos os momentos: planejamento, prática e avaliação.

Veja a mensagem do editor no vídeo.

SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA

Propostas de projetos em grupo
Dois projetos interdisciplinares por volume estimulam o gosto pela pesquisa, a habilidade de comunicação e o trabalho em equipe, promovendo a integração e a aplicação dos conhecimentos. Sempre com muitas orientações para o professor.


Metodologia inovadora focada no protagonismo do aluno 
Situações do cotidiano estimulam a participação e a autonomia do adolescente, ao mesmo tempo  que valorizam as relações sociais entre os alunos e com o professor.


Orientações especiais no Suplemento do professor
Traz muitas sugestões de condução das aulas e de atividades extras, auxiliando inclusive o professor iniciante em Química.


Atividades práticas
As atividades investigativas são de simples aplicação e contam com orientações no Manual do Professor.


Linguagem clara e próxima ao aluno
A abordagem em contextos reais estimula a aprendizagem e facilita a proposição de atividades para casa, para que o estudo vá além do espaço da sala de aula.


Planejamento flexível
A divisão em 8 capítulos por volume oferece mais autonomia para o professor intercalar conteúdos e atividades de acordo com os objetivos pedagógicos e a realidade da turma.


Temas atuais do cotidiano
A coleção se preocupa com o posicionamento do aluno diante de questões atuais que envolvam a Química como um meio solucionador, trabalhando ética, meio ambiente, economia, entre outros.

CONHEÇA ALGUMAS SEÇÕES DA COLEÇÃO

Conexão com o cotidiano
Em cada abertura, um problema é apresentado e permite ao professor contextualizar os conteúdos de forma a engajar os alunos em busca de uma solução. No final das atividades do capítulo, o problema é retomado, possibilitando a reavaliação das soluções propostas ou a busca por soluções inovadoras.


Valores e atitudes
Questões provocam a reflexão sobre a responsabilidade e as atitudes dos alunos perante um problema e permitem  avaliar a evolução da turma em relação aos assuntos já trabalhados.


Introdução ao mundo do trabalho
A seção Uma profissão apresenta atividades profissionais desenvolvidas por químicos, ou relacionadas à Química, e sua importância para a sociedade, a fim de inspirar os adolescentes.


Aplicando conceitos
Uma bateria de atividades, em quantidade suficiente para classe e para casa, ajuda a revisar, aplicar, aprofundar e expandir os conceitos:

1. Compreensão da informação
Aplicação dos conceitos e mobilização destes em novas situações.

2. Interpretação e análise
Exploram a busca e a interpretação de dados em um texto, artigo, tabela, gráfico ou ilustração e desenvolvem a habilidade de resolução de problemas.

3. Pensamento crítico 
Estimulam o posicionamento do aluno diante de situações cotidianas e ajuda o professor a avaliar a capacidade de argumentação e de aplicação dos conceitos científicos.


Estímulo para ampliação do aprendizado
A seção Uma solução retoma o problema proposto na abertura para que os alunos possam revisar o conteúdo, se autoavaliar e conhecer possibilidades e estratégias de solução.


Desenvolvendo a atitude científica
Atividades práticas de caráter investigativo incentivam o trabalho de pesquisa, a troca de informações, a formulação de hipóteses e a interpretação de dados.